Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Link-me

O Blogueiro

Visitas.

29/09/2013
Título: O Futuro de Nós Dois
Autores: Jay Asher e Carolyn Mackler
Editora: Galera Record
Páginas: 384

SKOOB

Sinopse - O Futuro de Nós Dois - Jay Asher, Carolyn Mackler: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...


Bom, há algum tempo eu fiz um post falando que estava lendo dois livros ao mesmo tempo. Os livros eram Os 13 porquês - veja a resenha AQUI - e O Futuro de Nós Dois, por alguma razão eu não tinha reparado no nome dos autores dos dois livros, então, dando uma volta pelo skoob descobri que os dois livros foram escritos pelo Jay Asher. Pra mim foi uma grande surpresa saber que eu estava lendo dois livros que haviam sido escritos pela mesma pessoa, eu realmente não tinha me atentado para a forma da escrita, não tinha percebido a semelhança, até mesmo porque O Futuro de Nós Dois é um livro que é resultado da parceria entre o Jay Asher a escritora Carolyn Mackler.

Vamos ao livro em si:

O Futuro de Nós Dois conta uma história que envolve os adolescentes Emma Nelson e Josh Templeton. Estes dois são aqueles tipos de amigos que cresceram juntos, como se fossem irmãos, sabe. Um dormia na casa do outro e tudo era visto como normal. Eles crescem  e de repente o Josh começa a se interessar pela Emma... Um certo dia, eles vão ao cinema assistir ao filme Toy Store, acho que em 1995, e lá o Josh faz algo que "destrói" a amizade de tantos anos e eles acabam se afastando depois do tal acontecimento.

Então, é o ano de 1996, e o pai de Emma resolve presentear a filha com um computador. Naquela época pouquíssimos jovens tinham um computador, muito menos acesso à internet. Pra mim foi até um pouco difícil visualizar como era essa internet. Voltando... A família de Josh soube do presente de Emma e deram um CD para que a garota pudesse criar contas de e-mail para si e, também, para sua família. 

Ok, tudo bem, mas onde a história começa a ficar realmente interessante?

Emma cria sua conta de e-mail na America Online e de alguma maneira desconhecida é direcionada para uma página chamada Facebook. Ela está no perfil de uma tal Emma Nelson Jones, mas não é ela (será?)... aquela pessoa tem mais de trinta anos. Ela clica na imagem e descobre uma pessoa realmente parecida consigo. Fuçando a página ela descobre que se trata do seu perfil só que 15 anos a frente.

Emma divide o que encontrou no site com Josh e pergunta o que ele acha. Então, várias coisas passam pelas cabeças deles: 'será que alguém está tentando pregar uma peça em você, Emma?

Depois de algumas verificações os dois adolescentes descobrem que estão tendo acesso a algumas informações sobre seus futuros, sim, através de seus perfis, de frases curtas e um tanto quanto fúteis.

Emma nunca está satisfeita com o seu futuro, está sempre tirando conclusões através das informações da página futurística, e ela faz de tudo para estar feliz no futuro. Já Josh, descobre que se casará com a menina mais bonita da escola e que será bem sucedido em seu emprego.

Se existe uma pequena parte de você, por menor que seja, que já imaginou como Josh seria se fosse mais do que um amigo, talvez devesse pensar em fazer algo antes que seja tarde demais. Pag. 220

Pequenas ações no presente mudam o futuro e isso tem o poder de estragar tudo, ou não. Emma está sempre causando reverberações que alteram não só o seu futuro como o de todos a sua volta, incluindo Josh! 

E Emma e Josh será que os dois terão um futuro juntos?

Aperto o rosto molhado contra o travesseiro. Então, ficar com o coração partido é assim. Pag. 367

--- --- ---

O livro é bem dinâmico. A trama se dá em uma semana, e é dividida em partes, cada parte relatando os acontecimentos de um dia: Segunda-feira, Terça-feira... Capítulos curtos e intercalados, são narrados em primeira pessoa por Josh e Emma. Eu fiquei me perguntado: como será que os autores se dividiram para escrever o livro? Será que cada um narrava como uma personagem?

Um ponto muito positivo da história são os personagens secundário Kellan e Tyson. Eles são um casal em conflito, são muito divertidos e estão sempre do lado dos amigos Emma e Josh.

- Ele partiu seu coração! Como você pode chamar isso de amor se ele deixou você tão magoada?Kellan coloca mais uma batata frita na boca.-Foi amor por que valeu a pena.



Em relação aos protagonistas, eu me identifiquei muito mais com o Josh, porque ele era muito mais sentimental do que a Emma. Durante a maior parte do livro a Emma se envolveu com uns carinhas, mas ela não gostava deles de verdade... Enquanto o Josh sempre se mostrava apaixonado pela garota que lhe interessava. Ele se mostrava apaixonado pela Emma... 

Este livro me fez refletir sobre muitas coisa, mais do que questões virtuais, como por exemplo, até que ponto as pessoas se expõem nas redes sociais... O livro me fez pensar sobre as coisas que eu estou fazendo agora no presente e nas reverberações que tais escolhas e caminhos podem causar no futuro. E o mais importante pra mim é a mensagem de: aproveite o agora e não se preocupe tanto com o futuro.


Abraços,
Rogério Queiroz.



11 comentários:

  1. Rogério, a história desse livro parece ser super fofa! Saber que é dinâmico me deixou mais interessada ainda.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse livro tem um enredo bem leve e descontraído e ainda nos faz refletir. Super indico a leitura.
      Abraços.

      Excluir
  2. Oi Rô, tudo bem?
    Eu sempre tive curiosidade para ler esse livro, sempre achei a capa e a sinopse bem atrativas.
    Até então não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, não a resenha toda hahah
    Gostei muito da sua visão do livro, acho que a leitura vale a pena. E me interessei mais por saber também que é do mesmo escritor de Os treze porquês. Não que eu tenha lido já kkkk mas é outro que eu quero muito muito mesmo ler.
    Beijos e boa semana.

    Jéssica - Ela e Seus Livros
    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica, tudo bom sim!!! Obg.

      Que bom saber que minha resenha é a primeira que você ler inteira, haha.
      Esse livro vale super a pena ler. É uma leitura muito gostosa, sabe.
      E o fato de ser do Jay Asher com certeza transforma no livro em um leitura essencial.

      Abraços.

      Excluir
  3. Oi, Rogerio!
    Primeiramente tenho que dizer que não gostei da nova cara do blog, haha, desculpe-me, mas acho importante ser sincero.
    Segundo: eu super quero ler esse livro, não só por ser do Asher, mas porque a sinopse me interessou muito. Sua resenha fez parecer muito legal e me deixou mais empolgado em lê-lo em um futuro próximo.
    Abraços. E sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, estou magoado agora. kkkk Tudo bem, acho legal a opinião de todos e a sua eu sempre levo em consideração, tá.

      Espero que você leia "O Futuro de nós dois" em breve e eu estou contente em saber que te deixei mais empolgado ainda por esta leitura.

      Abraços.

      Excluir
  4. Lembro que li a sinopse desse livro logo no lançamento e me interessei, mas acabei não comprando, gostei bastante da tua resenha e estou pensando em dar uma chance a ele.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rô! :)
    Que bom que você gostou do livro. Sinceramente, não tenho vontade de ler ele.
    Apesar da sua resenha está muito boa, viu?
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo querido, tudo bem?
    Fiquei feliz com sua mensagem em meu blog e peço desculpas por ter sumido, mas andei meia desanimada para postar no meu blog sabia? Mas mesmo assim eu tento seguir em frente para não deixar os meus leitores de lado.
    Enfim,...

    Olha, você nem vai acreditar, mas eu ganhei de uma amiga BLOGUEIRA esse livro de aniversário e fiquei HIPER feliz, até porque estava doida para ter ele na minha estante.
    Mas eu acho que vou precisar de um ajudante para me ajudar a resenhar os livros, porque são tantos que nem estou dando conta (risos)
    E o pior que a gente fica na parceria como quando vamos em uma livraria que sempre sai comprando um monte =x
    Mas seilá...agora estou dando uma paradinha e também já comprei alguns esse mês também.
    Já vou começar a me controlar para poder colocar todos em dia, principalmente dos autores parceiros.

    Mas chega de falar de mim né ?
    Olha, eu li sua resenha e achei muito bacana a estória.
    Até porque entrar no facebook e ir para o futuro deve ser uma coisa de outro mundo, já pensou ?!! hahahahaha....mas enfim...vou ler e depois digo o que eu achei.
    Se cuida meu lindo e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu havia me interessado muito pelo livro, mas achava que era apenas um mistério do tipo "Ai meu Deus, como posso ver meu futuro? Chamem a CIA!", mas acho que me enganei '.'
    O livro parece mt bom mesmo e com algumas pegadas que aparentemente me agradariam. Adorei a resenha!
    hahahahahahahahhaa o destino prega cada peça né? Lendo dois livros do mesmo autor e não perceber, isso é tão... tão... puts nem sei como expressar.
    Super Abraço, Victor Rosa!

    ResponderExcluir
  8. Ahhh quero muito ler esse livro, vi comentarios positivos e negativos sobre ele, mas me interessei mesmo assim! Adorei a resenha.

    Beijos
    http://bloglostinwords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir