Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Link-me

O Blogueiro

Visitas.

01/02/2014


Título: Segredos e Mentiras
Autora: Diane Chamberlain
Editora Arqueiro
Páginas: 288



- Noelle - sussurrei. - Por quê?

Uma forte amizade é construída durante anos entre Noelle, Tara e Emy. Elas sempre dividiram os acontecimentos de suas vidas, compartilharam as tristezas e as alegrias, julgavam se conhecer profundamente e verdadeiramente, até que inesperadamente Noelle se suicida sem deixar indícios aparentes de o porquê estava fazendo aquilo.

Noelle era uma parteira muito conhecida e profissional, pôs várias crianças ao mundo inclusive a filha de Tara - um parto complicado feito em casa. Sua mãe era parteira também, no entanto, não tinha nenhuma formação o que a tornava uma "profissional ilegal", influenciada e encantada com o trabalho da mãe, Noelle decide que quer ser como ela e para isso tem que estudar enfermagem para não passar por nenhum problema. 

Foi durante os anos na universidade que Noelle conheceu as amigas, ela já estava terminando o curso enquanto Tara e Emerson(Emy) eram calouras.

Depois de tantos anos juntas, como elas não perceberam que a amiga Noelle estava passando por um momento emocional conturbado a ponto de tomar um coquetel de remédios tirando a própria vida?

- Às vezes as pessoas guardam as coisas para si. Até mesmo as pessoas mais próximas da gente. Nunca se consegue conhecê-las de verdade. (Página 23)

As amigas acabam ficando muito abaladas. Tara perdeu o marido Sam há algumas semanas, ela e a filha Grace ainda não superaram a fatalidade, e a morte de Noelle é outro grande golpe na vida delas. Já Emerson, também se sente mal, e principalmente por não ter percebido o que estava acontecendo, ou por não ter conseguido ajudar.

Emerson é a proprietária da casa em que Noelle vivia - ela não pagava aluguel, digamos que era a amiga pobre, sem marido, sem filhos -, e por isso Emy e o marido ficaram responsáveis por dar um jeito nas poucas coisas que restaram na casa. E é nessa arrumação que os segredos de Noelle começam a vir à tona.

- Tenho a impressão de que não a conhecia - falei. - Sei que ando dizendo isso bastante nos últimos tempos, mas agora realmente, realmente, estou me sentido assim. Não sei se a odeio por isso ou se sinto pena dela por ter que guardar esse segredo pavoroso todos esses anos. (Página 94)



Noelle cometeu um grande erro que a marcou para sempre. E desvendar todos os segredos que ela escondeu pode trazer à tona sofrimentos irreparáveis. 

Segredos e Mentiras não é um livro com grandes investigações, ou conspirações malignas para destruir o mundo, mas é o contrário que o faz ser um livro bom, ele é sutil, simples e delicado e trata de temas familiares, dramas pessoais, amor, maternidade... É um livro extremamente bonito.

As vezes é difícil expressar o amor que sentimos por alguém. A gente diz as palavras, mas não consegue expressar a profundidade. Não consegue abraçar forte o bastante. Eu queria ter essa chance com minha filha. (Página 238) 

* * *

Eu fiquei totalmente emocionado com essa história, tudo é muito tocante, os sofrimentos e angústias dos personagens são muito genuínos, assim como o amor e o instinto de proteção. As primeiras páginas têm uma carga dramática bem acentuada, mas foi o fim que me arrebatou de vez.

Recomendo a leitura desse livro para todas as pessoas. Apesar de parecer uma trama fácil e previsível, o livro não é assim, existe um toque de mistério que faz o leitor tentar prever o que acontecerá nas próximas páginas.

O livro é rápido, narrado em primeira e terceira pessoas, os capítulos acompanham cinco personagens e somente nos capítulos que retratam os acontecimentos passados na vida de Noelle é que a narração em 3ª pessoa aparece, até porque ela está morta.

Adorei e não tem como não classificar com 5 estrelas.

A autora, Diane Chamberlain, já escreveu 22 livros e eu estou torcendo bastante para que todos venham a ser publicados no Brasil.

Esse exemplar de Segredos e Mentiras foi cedido como cortesia pela Editora Arqueiro que como sempre está de parabéns pela edição. Encontrei apenas um erro de revisão que chegou a me incomodar bastante, mas que no conjunto da obra se mostrou insignificante.


Links:
Site Arqueiro
Facebook
Twitter
Instagram

Abraços,
Rogério Queiroz.


13 comentários:

  1. Primeira resenha que leio desse livro e gostei, desde que eu vi sobre o lançamento dele fiquei curiosa para ler e sua resenha só me deu mais vontade de realizar a leitura.
    Eu gostei dessa capa.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise.
      Essa capa é linda e já revela do que o livro trata, toda essa questão de maternidade que o livro aborda.
      Tenho certeza que você gostaria bastante do livro, pois é uma leitura fluida e com uma narrativa instigante.
      Abraços.

      Excluir
  2. muito resenha bem pontual,
    beijos
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas a história parece mesmo emocionante. Estou curiosa para saber o que fez com que ela tomasse uma decisão tão definitiva. Suicídio é mesmo um tema polêmico.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mandy.
      A Noelle durante muito tempo guardou segredos devastadores e isso foi matando ela aos poucos, e, no fim, ela acabou tomando essa decisão muito complicada. Contudo mesmo tendo cometido um grande erro as ações dela estão justificadas pelo amor.
      =D

      Excluir
  4. Nossa, eu sabia que era um livro de suspense, mistério... mas não sabia que chegava a tanto. Como assim segredos? Será que ela fazia rituais satânicos? :o
    22 livros... essa gosta de escrever viu. Gostei bastante da resenha mano gafanhoto e que venham muitos outros livros dessa parceria!!!
    Super Abraço, Victor Rosa
    Encantos Paralelos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não chega a tanto, Victor, o livro tem mais a ver com questões dramáticas do que com "mistérios policiais", claro, como eu disse, existe um toque de mistério no livro, mas isso não é o foco.
      Abraços.

      Excluir
  5. Parece ser uma trama envolvente. Muito bem criada. Ótima resenha

    meupedepagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A capa não me atraiu muito, mas a história... Nossa, parece boa de verdade. Adorei o "Uma mentira Salvará uma família. A verdade destruíra outra". Achei ótima, vou buscar mais por ele. :D

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo tenho que dizer que de começo fiquei com receio de adquirir esse livro com a arqueiro, mas depois que li sua resenha, eu fiquei interessada e quero muito ler também, além de amigas para sempre que estou louca para pegar e ler, até porque eu já tenho o segundo livro de Amigas para Sempre e estou doida pra saber da história, porque deve ser muito boa.
    Enfim...
    Quanto a sua resenha, eu achei que você soube explicar muito bem sobre a história e soube também me convencer.
    É que tipo, eu fiquei com medo de ser uma história muito pesada e eu não curto, mas depois que vc disso que é uma história de boa, eu acabei me convencendo e quero saber do que se trata, porque adoro livros assim. Chama minha atenção e tudo mais.
    Enfim...
    Parabens viu meu amigo?
    E obrigada por sempre estar presente em meu blog
    Se cuida e fica com Deus
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amigo poxa vida, eu li o livro algumas partes eu li duas vezes para acreditar que a Noelle possa ter sido tão... (spolier), o livro é ótimo a narrativa então bem simples o que deixa o livro perfeito!
    Adorei sua resenha!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir